top of page

O que acontece com quem deve e não declara Imposto de Renda no prazo?



O prazo de declaração do Imposto de Renda em 2019 termina no próximo dia 30. O assunto sempre traz dúvidas a muitas pessoas, principalmente por sua complexidade, e, por isso, causa o medo a quem não conseguir declarar no período determinado.

O que acontece com quem é obrigado fazê-la, mas não vai atrás?

Quem não declara no prazo fica com pendência na regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso impossibilita o contribuinte de fazer várias atividades, como empréstimos e movimentações bancárias, prestação de concurso público, requerimento de passaporte, negociação de imóveis, entre outros.

Ainda, a partir deste momento em que deixa de declarar Imposto de Renda, a pessoa pode ser considerada sonegadora de impostos pelo Governo. Com isso, é multada pelo “fisco” e é aberto um processo administrativo.

Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda e não o faz, então, só tem a sair perdendo. O aconselhado é sempre procurar o seu contador com a maior antecedência possível para dar início ao procedimento o quanto antes para evitar qualquer problema.

O Grupo Patini conta com equipe preparada para oferecer planejamento, orientação e preenchimento da declaração do Imposto de Renda, buscando minimizar o impacto da carga tributária sobre a sua renda.

bottom of page