top of page

Condomínios devem evitar assembleias e adotar cuidados adicionais contra coronavírus




A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou na última segunda-feira (16) uma circular às suas filiadas com orientações contra o avanço do novo coronavírus em condomínios. Uma das principais recomendações é que os síndicos dos empreendimentos adiem a convocação de assembleias ou reuniões presenciais, conforme recomendação dos órgãos de saúde para evitar aglomerações de pessoas.


A associação também orienta os empreendimentos a intensificar a limpeza no percurso de chegada dos moradores, com atenção especial a corrimãos, botões de elevadores e maçanetas, já que a transmissão do vírus pode ocorrer a partir do toque em objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Além disso, a entidade sugere que os condomínios ofereçam dispensadores de álcool gel nas áreas de circulação.


Se houver confirmação de infecção por coronavírus em algum morador, a identidade deste deve ser preservada e a Vigilância Epidemiológica de São Paulo deverá ser informada para fornecer as orientações pertinentes.

O síndico deve comunicar aos demais condôminos sobre a confirmação da doença no condomínio e determinar a intensificação de ações de higiene, limpeza e prevenção.

“A pessoa contaminada ficará em quarentena domiciliar monitorada, expô-la aos demais não ajuda a controlar a disseminação do vírus”, afirma o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Júnior.


A associação também destaca que os condomínios devem repensar as rotinas de trabalho, com a criação de horários alternativos para reduzir o trânsito de funcionários e, quando for possível, incentivar o trabalho remoto (home office).

E em hipótese alguma limitar suas ações de comunicação a grupos específicos de pessoas ou etnias. ”Essas atitudes são consideradas eticamente condenáveis e até ilegais, configurando preconceito e xenofobia”, afirmou Graiche Júnior.


Condomínios contra o coronavírus


  • Intensificar ações de higiene na entrada, em corrimões, maçanetas e elevadores;

  • Deixar álcool gel na entrada e em áreas comuns;

  • Adiar reuniões de condomínio;

  • Não divulgar a identidade de pessoas que estiverem em quarentena;

  • Criar horários alternativos para trabalhadores do condomínio;

  • Incentivar o home office;

  • Não limitar ações de comunicação a grupos específicos.


Fonte: Rede Brasil Atual

bottom of page