Quais as vantagens de uma contabilidade para condomínios?



A menos que o síndico seja um contador, sua habilidade e eficiência em elaborar balancetes e outras necessidades contábeis não será a mesma de uma equipe contábil. Portanto, sua contratação gera segurança e qualidade para os condôminos e para o próprio síndico.


Além da segurança em relação à idoneidade das contas prestadas por um contador, o investimento em uma contabilidade especializada pode fazer, inclusive, com que o condomínio tenha reduções fiscais legais, permitindo um alívio no orçamento, que pode ser repensado para outras necessidades do prédio.


Isso faz com que os condomínios se tornem mais organizados tanto patrimonialmente quanto econômica e financeiramente. A segurança e a confiança entre condôminos, membros da diretoria, síndico e todos os membros envolvidos cresce substancialmente, facilitando as relações.


A contratação de um contador que seja especializado na área de condomínios traz outras vantagens, como a possibilidade de ter direcionamento para melhorias no prédio, na gestão financeira, no aparato tecnológico e na relação de transparência com os condôminos. Um profissional da área contábil pode orientar o síndico a apresentar decisões e soluções benéficas para melhorias fiscais, financeiras e de gestão.


Ao terceirizar a contabilidade, o síndico também tem oportunidade de direcionar sua atenção para outros setores, como estreitar sua relação com os condôminos, promover eventos tais como caminhadas, reuniões, gincanas, e ter mais disponibilidade para ouvir os condôminos em relação a sugestões e reclamações.


Ou seja, embora não seja obrigatório, o serviço contábil para um condomínio é uma garantia de segurança, transparência e eficiência na prestação de contas e libera o síndico de uma tarefa que provavelmente não é da sua competência técnica. Dessa forma, deve ser vista como um investimento, e não como o gasto.


Fonte: Jornal Contábil