Home office em tempos de Coronavírus: como ter mais produtividade?



O inimigo é invisível e perigoso, mas a capacidade de sobrevivência e adaptação do ser humano é maior. E uma das armas para driblar e frear a pandemia atual do novo coronavírus no mundo é o isolamento social.


Diante desse cenário, muitas empresas, para preservar os seus colaboradores e diminuir a circulação de pessoas, estão utilizando o trabalho remoto. Entretanto, apesar de já ser uma opção para vários profissionais, a modalidade de trabalho home office pode ser uma novidade para muitos.


Garrafa de café do lado, laptop à frente e mãos à obra, porque essa batalha você vai vencer. Veja nossas dicas para não deixar a produtividade cair e fazer do home office seu melhor aliado contra o coronavírus.


Pijama no home office? Nem pensar!

O primeiro passo para um home office eficiente é se conscientizar que não é porque você está em casa que não é trabalho. Então, atitude é tudo. Inicie o dia como se fosse sair para o escritório, inclusive no vestuário.


Você pode (e deve) usar roupas confortáveis, mas não exagere na dose. Nada de pijama só porque não tem ninguém olhando ou está entre a família.


O próprio ato de trocar de roupa faz com que o seu cérebro entenda melhor que você não está em hora de lazer e que ele precisa ficar ativo.


Faça um planejamento para o seu dia

Muita gente que nunca trabalhou em um home office não sabe bem como começar. Não tem mistério, tudo o que você precisa é de um bom planejamento. Isso é fundamental em qualquer local de trabalho – seja em casa ou na empresa.


Então, imagine que você está chegando na sua mesa de trabalho – só quem sem precisar pegar trânsito, nem acordar mais cedo para isso.


À princípio, mantenha a sua rotina. Siga o seu planejamento normal, a menos que haja determinação contrária para a equipe.


Converse com sua família sobre a nova realidade

Hoje, todo o conhecimento sobre o coronavírus ainda está sendo construído, por isso ninguém sabe bem ao certo quanto tempo vai durar a quarentena. Por isso, é muito importante conversar com todos que moram com você de que estar em casa não significa estar disponível.


Claro que são tempos difíceis em que a própria convivência é posta à prova. Em função disso é preciso estabelecer regras: assuntos da casa não devem interferir no seu trabalho.


Por mais que seja um desafio, converse também com as crianças e explique a necessidade de conciliar agendas. Logo, também por isso é fundamental manter um cronograma de trabalho.


Tenha horários bem definidos

Por falar em cronograma, ter horários bem definidos é muito importante para manter a produtividade no home office. Até porque, muito provavelmente, você precisará fazer calls meetings on-line com os demais membros da sua empresa que também estão em home office.


Caso um horário para todos não tenha sido estabelecido, a dica é fazer horário comercial, com início, almoço, lanche e fim do expediente, da mesma forma como se estivesse na empresa.


Ao final, aí sim, coloque o pijama, brinque com os filhos e o cachorro, coma pipoca e assista filmes. Enfim, você está em casa – e nem precisou pegar trânsito.


Modere o acesso às redes sociais

Aquela espiada no Facebook, Twitter ou Instagram pode arrasar com a sua produtividade. Você nem imagina como o tempo voa quando você olha “só um pouquinho” as redes sociais no home office.


Por isso, fique atento e faça um autocontrole, para só acompanhar informações relevantes.  Se achar difícil, silencie tudo, deixe apenas os canais de comunicação com os colegas de trabalho e clientes abertos.


O mesmo vale para a TV e o celular. Se não precisa deles para trabalhar, deixe tudo longe, mudo ou desligado.


Faça paradas estratégicas

É bastante comum a tensão tomar conta de quem está trabalhando em home office pela primeira vez – ainda mais impulsionado por uma situação de emergência como o coronavírus.


Manter o foco é importante, mas as paradas estratégicas também são. Afinal, nem sempre em casa a cadeira é ergonômica ou a mesa está na altura certa. É normal o corpo sentir a diferença de ambiente, de móveis e de equipamentos.


Assim sendo, procure fazer pequenos intervalos de 15 minutos a cada uma hora e meia. Levante, estique pernas e braços, olhe ao longe para descansar os olhos do computador.


Procure se comunicar o tempo todo

A dinâmica de trabalho deve ser mantida também no home office. Os esforços devem estar bem alinhados, por isso a comunicação entre todos é muito importante.


Líderes devem manter seus colaboradores bem informados sobre tomadas de decisões, equipes devem manter a unidade trocando informações o tempo inteiro. Afinal, nada mais fácil com o nível tecnológico que temos hoje.


É interessante fazer reuniões on-line e manter vários canais abertos de comunicação para atualizações, assuntos sérios – e também para os momentos de descontração. Afinal, ninguém é de ferro.


Pronto, agora você já está pronto para manter a produtividade no home office e tirar de letra essa quarentena contra a Covid-19!


Fonte: Site Habitacional.com.br